Governador do ES libera abertura do comércio

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB) anunciou, neste sábado (18), a flexibilização na abertura do comércio em 72 municípios. A medida começa a valer a partir de segunda-feira (20) e foi tomada a partir de um mapeamento dos casos de Covid-19. Na Grande Vitória, que concentra a maioria dos infectados, as medidas de isolamento social e restrição do comércio estão mantidas.

Nessa sexta-feira (17), o governador também renovou o decreto que proíbe o funcionamento de academias, cinemas e a realização de eventos até o dia 30 de abril.

Casagrande explicou que, a partir de um Mapa de Gestão de Risco, os municípios do estado foram divididos conforme o risco de contágio pelo novo coronavírus por “baixo risco”, “risco moderado” e “alto risco”.

Com os dados coletados até esta sexta-feira (17), o Espírito Santo tinha 23 casos confirmados a cada 100 mil habitantes. Ou seja, todos os municípios abaixo desse coeficiente estarão no Risco Baixo; os que estiverem entre 23 e 34,9/100 (até 50% acima) estarão no Risco Moderado e todos que tiverem acima dos 35 casos a cada 100 mil habitantes (acima dos 50%) estarão no Risco Alto.

Com essa classificação, nos municípios de “baixo risco”, a abertura dos comércios foi liberada e as prefeituras devem orientar a população para não acontecer aglomerações e os cuidados necessários para conter o vírus. Os trabalhadores desses comércios devem usar máscaras.

“A Grande Vitória e Alfredo Chaves são “risco alto” e os municípios que fazem fronteira, apesar de não terem uma grande quantidade de casos, receberam “risco moderado” por causa desse risco maior de contágio”, explicou o governador.

Nos municípios de risco moderado, o comércio também poderá funcionar, mas os funcionários e clientes serão obrigados a usar máscaras. Nos municípios com mais de 70 mil habitantes, o comércio terá que funcionar em dois turnos diferentes. As prefeituras que irão organizar esses turnos.

Nos municípios com alto risco de contaminação pelo novo coronavírus, o comércio continuará suspenso até a próxima semana, quando a situação será reavaliada. 

Fonte:https://g1.globo.com/es/espirito-santo/noticia/2020/04/18/governador-do-es-libera-abertura-do-comercio-em-municipios-com-baixo-risco-de-infeccao-por-coronavirus.ghtml